sexta-feira, agosto 15, 2008

Universo ao meu redor

As palavras e os sons sempre foram importantes. A escrita é clara, mas é a voz que chega ao ouvido de todos. As palavras se formam, mas quando são ouvidas parecem ter mais força. Uma frase dita no momento certo tem o poder de salvar um dia. Uma informação também pode destruir eternamente. Se som de um martelo pela manhã irrita, a voz dos amigos deixa qualquer um feliz. Palavras e sons, juntos em melodia, harmonia e música.

Momentos importantes da vida de cada um. Momentos que acompanham a todos. Em todos os tempos. Todas as fases da vida. Idolos surgem, novos, antigos ou atuais. Cada um cria sua cadeia musical. Importante, intacta, viva em sua mente, memória e lembrança.

Afinal eu que comecei na infância ouvindo o Balão Mágico perguntar quem não sabe assoviar e achava isso super fantástico. Numa época onde as músicas eram mais inocentes, sem vulgaridade, crianças ouviam simplesmente música para crianças.

Então descobrimos todos os problemas da vida, crescer e todas as suas dificuldades. E em alguns momentos ter apenas lágrimas e chuva como o Kid Abelha, sentado em frente a janela do próprio quarto. Um quarto que é seu mundo. Um mundo que é seu Infinito Particular tal qual o da Marisa Monte.

Não há nada melhor que viver a Velha infância lembrada pelos Tribalistas. Numa época que éramos apenas Garotos iguais ao Leoni, felizes, sonhadores e despreocupados. Mas como cantava Cazuza, o tempo não pára. Ele não espera ninguém, não pede passagem, apenas impõe suas regras.

O mundo é injusto. As pessoas são injustas. Você continua crescendo, o tempo não dá trégua. Elis Regina disse que ainda somos como nossos pais. Devemos ser, mas sem deixar a individualidade. Sua filha era igual e diferente, Maria Rita contava a história de algúem desconhecido que valia a pena se espelhar, de um cara valente. Como todos querem ser, mas poucos conseguem.

Compreender o mundo, um lugar dificil. Aprender com Cássia Eller toda a malandragem para sobreviver e seguir em frente. Você conhece a terra e Djavan te apresenta o oceano. Mostra que o mundo é maior do que você imaginava. Roberto Carlos simplesmente diz então que é preciso saber viver. Possivelmente está certo, mesmo não sendo tão simples. Não para todos. Tudo parece mais dificil.

Mas eles estão lá. Eles ensinam, as pessoas seguem os passos. Suas idéias. A música de cada um presente na vida dos ouvintes. Letras eternas, cheias de significado. Cada qual deixando sua marca, seu momento. Nas horas mais dificeis. Eles distraem, relaxam, tranquilizam, energizam, revolucionam, alegram e principalmente questionam.

Gabriel O Pensador me pergunta até quando as pessoas vão aceitar o modo como agem e são tratadas. Mudar o mundo parece ser uma realização. Los Hermanos ensina a ser o vencedor. Não um simples vencedor, mas um humano que sabe a glória de chorar. Enquanto Raul Seixas grita tente outra vez para quem quiser ouvir. Não desistir é uma ótima lição. Ana Carolina e Seu Jorge juntos concordam dizendo apenas É isso ai. Não precisam de mais nada.

Um lugar repleto de artistas respeitáveis, gostaria de citar todos, mas o mundo é grande. Não desmecerendo o repertório estrangeiro muito marcante também em minha vida, mas existem vários talentos brasileiros que também não puderem ser citados, apesar do merecimento. Ensinaram e emocionaram tanto quanto.

Afinal para que discutir? Se até o Skank prefere a garota nacional. Devo concordar. De certo não sou louco, mas espero que seja no minimo um maluco beleza.

4 comentários:

Carlos Henrique disse...

O Brasil é rico e muitos não enxergam isso. Preferem idolatrar a música de fora e meter o pau nos de casa. É impressionante. No Brasil há músicos e artitas muito bem conceituados sim, obrigado. Cantores e cantoras que com certeza já deixaram sua marca para futuras gerações como Elis Regina fez, ou Cazuza, e viva a música brasileira com seus enígmas e metáforas. Basta saber interpretá-las.

Karina dos Anjos disse...

Muito interessante seu texto.Também comecei a ouvri música com o Balão Mágico e a Xuxa(se bem que hoje em dia não gosto mais dela).Havia sim algumas músicas de duplo sentido,mas a graça tava em não dizer os palavrões.Na verdade eu sou mesmo uma grande fã de bandas estrageiras,mas nunca achei que não tenha artistas talentosos no Brasil,porque realmente tem.Eu considero Clara Nunes uma grande cantora, Elis Regina também.Já o Roberto Carlos,na minha opinião, as melhores músicas dele são as mais antigas.
OBS:Não é que finalmente entraram os videos que eu postei.O.O

Anônimo disse...

Já começo com o seguinte comentário trecho "letras eternas, cheias de significado". Temos que concordar que você não considerou o funk como música huashusahuashuashash
Enfim, belas associações feitas por Vossa Senhoria quanto aos sons e suas representações, utilizando nomes de músicas para exemplificar. Bom, é um assunto que até tem repercussão ainda, principalmente em roda de amigos onde os gostos são os mais diversos. Falo isso pois já estive no mundo "metal" e essas pessoas possuem certo "preconceito" quanto a música nacional e sua qualidade. É fato que inclusive produtores de grandes eventos prestigiam os artistas de fora, mas não vou falar sobre. Gosto de músicas nacionais também, seja em melodias, letras e composições ou pelo ritmo. Temos um grande tesouro aqui que infelizmente não é reconhecido à altura.

Someone disse...

Lindo! Lindo! Lindo! E quem é que vai dizer que tudo isso não é maravilhoso??!! Sim, faltou chico buarque, grande Chico e sua Banda, não faltou Roberto Carlos! Que emoção!! Mas realmente, é preciso que o brasileiro saiba e reconheça que por aqui, neste país, devemos aceitar os nossos erros e escolhermos melhor os nossos paralamas do sucesso! Nada sei e o que será, o que será, será! Cabe a nós saber aonde queremos e iremos chegar.