sábado, novembro 03, 2007

Extinguindo Palavras...Parte I

Sabe-se que a evolução existe basicamente para facilitar nossas vidas, e nos permitir ter mais tempo. Já que precisamos de tempo para evoluir mais. Cortar processos que poderiam atrapalhar, e/ou retardar a evolução. Com o papel de facilitador, a linguagem também vai evoluindo, palavras são inseridas, outras reduzidas, abreviadas, e excluidas por não terem mais serventia cotidiana, sendo apenas um interessante fato histórico.

Uma das palavras que mais pode demonstrar esse processo é o atual você (vc na internet); essa palavra tem como origem a expressão Vossa Mercê¹, que passou a ser Vossemecê, depois o famoso Vosmecê e por último o atual (por enquanto) você. Assim como essa, outras palavras ou evoluiram, ou desapareceram. Evoluir é algo normal e esperado, tanto em objetos quanto em palavras, afinal, quase ninguém mais acharia necessário a utilização de um gramofone², a não ser que ele tenha entrada USB ou seja Bluetooth.

Contudo, os dois primeiros parágrafos não passaram apenas de curiosidade, já que, o que realmente me chamou atenção são palavras e expressões que não tem necessidade, mas parecem estar entrando em extinção: Por favor, Obrigado e Desculpe. Isso já acreditando que expressões como Bom dia e suas variantes seriam muito mais difíceis de serem salvas desse processo.

Certo dia estava em um restaurante jantando e em um periodo menor que dois minutos, uma senhora que se encontrava na mesa ao lado teve a oportunidade de utilizar esses três termos que citei com um dos garçons. Contudo, ela deve ter esquecido, claro, tamanha falta do hábito de falar ou mesmo ouvir dos outros.

Essa senhora fez seu pedido, até poderia pensar que seu humor estava alterado, se ela não estivesse feliz rindo para aquele que parecia ser seu marido. Mas tudo bem, ela apenas esqueceu de pedir por favor. O garçom alguns minutos depois chega com o pedido e os serve normalmente. Ele está para ir embora, a senhora vira desajeitadamente para fazer não sei o que, e acaba acertando com o cotovelo na barriga do garçom.

Ela já não havia pedido por favor, agradecer o fato dele ter servido o pedido nem pensar, mas no minimo eu acreditava que ela iria se desculpar. Ledo engano, ela vira para a direção do marido, ignorando complemente o garçom que ela acabou de bater e ressalta como ela é desajeitada, como tivesse acertado um poste em vez de uma pessoa.

Sim, infelizemente somos obrigados a ver esse tipo de cena. Entretanto eu ainda acredito que esses termos não seram extintos, e que um dia eles reinaram livros e soltos nas grandes cidades. Afinal eles não custam nada, nem um segundo de palavra. E incrivelmente, quando utilizado tende a mudar muita coisa, desde a recepção de como você será tratado, até quem sabe, ajudar a conhecer pessoas que nunca julgaria que pudesse conversar.

Preparei uma similução de diálogos, que deixarei para a próxima postagem.

Obs:

¹ - Vossa Mercê - Li em alguns lugares que na verdade se originou de Vossa Mercedes, mas nenhum deles tinha credibilidade o suficiente para ser citado, então fico com o Vossa Mercê como origem.

² - Gramofone - Descrição Wikipedia

Um comentário:

Anônimo disse...

Mais uma vez estamos aqui, marcando presença.
Infelizmente estamos nos acostumando com tal situação, ao ponto de que quando alguém é mais "educado", nos causa surpresa. Felizmente eu discordo disso e tento seguir estes "valores" que pra mim são demasiadamente importantes e sadios. Não estou em um bom momento pra fazer mais comentários, devido ao fato de estar com muito sono, porém digo-lhe que irei esperar as simulações de diálogos na próxima oportunidade, pois acredito que serão interessantes.

Saudações!