segunda-feira, novembro 26, 2007

Problemas com números

Definitivamente não sou o fã número 1 da matemática. Eu realmente compreendo sua utilidade, acho ela importante, básica e necessária. Difícil? Com certeza não é das mais fáceis, apesar de ter certa lógica. Eu respeito e aplaudo quem a domina. Contudo, não é exatamente dela como matéria ou meio de vida que vim falar aqui.

O problema que me falei no título é justamente com números. Alguns dos números mais presentes na nossa vida, a idade. No que a idade me incomoda? Em nada, absolutamente nada. O que eu não compreendo são as limitações que a sociedade impõe as pessoas relacionadas a ela.

Novamente, não é exatamente sobre a menor idade que venho aqui falar. Até porque admito que algumas delas, mesmo que "sem lógica" e ultrapassadas, são de certo, necessárias. Algumas limitações para menores ainda parecem ser corretas. Mas como já disse, não são essas relacionadas a leis que estou falando.

Aqui vou falar em relação ao "senso comum", às vezes bom, às vezes injusto (como é o caso aqui na minha opinião).

Parece que aos olhos da maioria, você passando de uma certa idade, deveria ser proibido de (ainda) gostar de coisas que você gostava quando mais novo. Como se um simples número, número de anos, meses e dias que você já viveu definem o que você deveria gostar em determinada época. De certo, gostos mudam. Você sempre pode deixar de gostar de alguma coisa, e começar a gostar de outras novas. É normal.

Contudo, o fato de se chegar a certa idade não deveria obrigar-lhe a deixar de gostar das mesmas coisas. Deveria sim acrescentar mais do que retirar. Afinal, quantas vezes já ouvi frases/perguntas do gênero: "Você ainda assiste desenhos?"; "Você gosta de Harry Potter?"; "Você ainda ouve essa banda?" e etc...

Como se o fato de o tempo ter passado, eu não devesse gostar mais. As pessoas parecem esquecer que muitos dos desenhos (principalmente animes e animações 3D atuais) não são mais feitos totalmente para crianças. Mas se fossem, qual o problema? Nunca fui menos inteligente, ou menos responsável por gostar de animes, ler Harry Potter ou ver outros programas que alguns (maioria de mente limitada) consideram "infantis".

É compreensível que alguns deixem de gostar dessas coisas na adolescência, mais para se afirmar (e aos outros) como uma pessoa que está crescendo e que não é mais criança. Isso volto a dizer, é compreensível. Apesar de que eu realmente acredito que a maioria (maioria diferente de todos) continua gostando de várias coisas, mas de uma forma velada, sem espalhar, às vezes até por medo da reação alheia.

Já queria escrever sobre esse tema fazia tempo, e realmente me espanta como as pessoas gostam de julgar as outras, mas odeiam ser julgadas. Acredito muito que cada um gosta do que gosta e problema.

Idade não deveria definir tanto da personalidade, e sim o espírito da pessoa e aquilo que ela acredita que vá deixá-la bem consigo mesma.

3 comentários:

Karina dos Anjos disse...

Post bem interessante mesmo.Verdade muita gente gosta de desenhos, alguns livros e filmes de maneira velada.Acho bobagem alguém larga algo que gosta, apenas porque chegou a certa idade.Não acho que gostar de ''Pica-pau''ou animes torne alguém irresponsável ou idiota(alguns realmente se tornam.
Certa vez eu li num site uma pessoas que dizia não gostar mais de Heavy Metal porquê cresceu.Acho natural mudar, mas deixa de fazer algo que gosta apenas para se afirmar como ''adulto'' acho um tanto infantil.
Beijos.
OBS:Obrigada pelo elogio.

Anônimo disse...

Matemática? Não faço letras atoa meu bem. Só sei de matemática financeira, quanto me devem, meu salário, quanto custa e olhe lá.
Mas o problema é a idade.
Pior do que parar de gostar, é ser obrigado a gostar.
Jesus, eu, me perdoem, detesto festas de formatura. São chatas e as comidas, céus, eu não como.
Em compensação: "carol, você deveria tirar esse Harry Potter da parede né?", "Ora, leia outro livro!", "porfavor, esses mangás denovo?"
e daí se eu sento na frente da tv e vejo 'o pica-pau descendo as cataratas' e rolo de rir todas as vezes?
qual é?! existem comunidades disso! e o povo está nelas! mesmo que post anônimo.
é triste, as pessoas escondem, tão triste.
claro que mudam. duvido que eu gostaria de a divina comédia aos 10 anos, mas wow. gente alow.

nós crescemos, criamos responsabilidades, mas nos deixem ser simplesmente felizes.

Anônimo disse...

nossa shade, não é a toa que eu amo seu blog, adoro os assuntos que vc escolhe! ou eles me fazem pensar no que eu nunca tinha parado pra pensar, ou me fazem repensar idéias que eu já tive,as vezes de maneira diferente
esse negócio da idade é uma coisa que me incomoda muito, nao em termos legais, como vc disse, mas esse negócio de vc ser obrigado a mudar seus gostos pq vc 'cresceu'
concordo com tudo o que vc disse; pessoas que pensam assim tem a mentalidade muito pequena!