domingo, janeiro 20, 2008

Em busca da felicidade

Esse final de semana surgiu uma brilhante idéia, voltar a locadora. Lugar que, admito, não frequentava há um certo tempo. Acredito que esperava haver uma renovação dos filmes de lá. Afinal, já vi a maioria que me pareceu interessante. Um dos pontos altos da locadora em questão, é que não é unicamente de filmes Blockbuster (que eu também tenho carteirinha obviamente).

Entretanto, apesar do título, não vou falar aqui do filme do Will Smith. Porque até onde eu sei, o filme dele é À procura da felicidade. Além de eu ainda não tê-lo visto e por ele já ser bem conhecido e reconhecido pelo grande público, ou seja, não seria nenhuma novidade. Apenas citei o filme, porque já vi e ouvi muitos comentários (confusos) sobre ele quando digo que assisti Em busca da Felicidade (A west Texas children´s story ou Have Dreams, Will Travel). Já vi ambos como nome original do filme e ainda não tenho certeza de qual seja exatamente.

O filme se concentra basicamente na história de Benjamim (Cayden Boyd) e Cassie (Anna Sophia Robb). Ambos com mais ou menos 13 anos, que resolvem juntos sair pelo país atrás dos tios dela. Já que ela ficou recentemente órfã, enquanto que os pais dele pouco se importam com sua presença.

Um gênero road movie que eu realmente não esperava muita coisa, mas me surpreendeu absurdamente. Apesar de já ter assistido filmes com Anna Sophia. Dentre eles Ponte para Terabitia, um de meus filmes favoritos. Eu realmente não achava que esse filme em si seria tão chamativo. Com um mesmo tom de Ponte para Terabitia, essa história retrata de forma excepcional a inocência "infanto-juvenil" e o crescimento e desenvolvimento emocional de seus personagens. Usando um enredo coeso, convincente e bem desenvolvido, sem esquecer é claro dos diálogos inteligentes e bem estruturados.

Ambos os atores principais realmente surpreenderam em suas interpretações. Mesmo contracenando com outros grandes atores que fizeram pontas durante a história, como Val Kilmer por exemplo. Raras são às cenas em que o espectador não sente a emoção de cada personagem.

É um filme que se passa nos anos 60, com estilo de filmagem dos anos 80, porém feito entre os anos de 2006 e 2007. Admito que nos primeiros 5 minutos de filme, estranhei o estilo de gravação, contudo ao longo da história fui entendendo e achando genial o modo como o diretor usou as câmeras, iluminação e etc.

Bom, normalmente existem diversos filmes ótimos, que pecam no final. Ainda bem que esse não me decepcionou nesse ponto, e fechou de forma até inesperada. Mas nem tudo é perfeito, e apenas uma coisa me incomodou no filme, contudo nada que possa prejudicar minha ótima opinião em relação a ele, seus atores e seu diretor. O filme não tem um começo forte. A duração é curta e rapidamente o espectador já se sente no meio do filme, porém como eu disse antes, nada que realmente atrapalhe a continuidade da história.

Em busca da felicidade, eu vi, e recomendo. Uma pena que tão pouco ouço sobre ele. E apenas o descobri ao acaso em uma locadora, apesar de ser um filme relativamente novo. Se um dia eu achar o dvd, eu compro.

6 comentários:

Anônimo disse...

Quase postei no meu blog, hahaha, mas pensei melhor e percebi que serei breve e várias coisas que irei falar são direcionadas a você.

Pontuarei:
01: Ainda não vi À procura da felicidade, com Will Smith, mas adoraria.
02: Em compensação, vi Eu sou a Lenda com o mesmo autor hoje, adorei e recomendo. (eu iria citar ele no meu blog... será?)
03: A maneira que descreveu a trama infanto juvenil do filme me lembrou "A viagem de Carol", ou "El viaje de Carol" no original, um filme que eu não assisti, mas como tive prova oral dele sei muito bem sobre o que se trata. Pense nisso.
04: Você precisa notar os acentos. E detalhes como trocar o r por s. Eu também faço isso direto, mas como você está fazendo um blog "cult", é bom prestar mais atenção. É questão de prática. Repare que eu ando metendo pontos finais nas minhas conversas no msn, isso quando eu não coloco até mesmo maiúsculas e minúsculas. Uma loucura.

Bem, tinha mais um ponto, mas me esqueci, então... paciência.
Até mais Shade.

Karina dos Anjos disse...

Ainda não vi esse filme.Mas parece bem interessante mesmo.Vou procurar ver em breve.

Beijos

Ana Brandão disse...

Legal... Apesar de nunca ter ouvido falar nesse filme.. oO

Concordo com a Ca sobre Eu Sou a Lenda, é realmente um ótimo filme...

Sem idéias para mais comentários.. Perdão...

;*

Anônimo disse...

uau, shade, meus parabéns, dificilmente tenho vontade de ver um filme ao ler sobre ele, mas você já fez isso comigo duas vezes, e dessa vez ainda mais!
pena que nessa cidade graaande que eu moro vai ser difícil encontrar o filme, já que ele não é tão conhecido.
Mas você me deixou bem curiosa :D assim que eu me mudar pra curitiba, mês que vem, vou procurar.
Confio no seu gosto ;)

Anônimo disse...

É shade, concordo com a mel, você também me deixou com vontade de assistir esse filme!!!
Eu tenho o filme do Will Smith, é até legal, mas nada que fuja muito desse legal...
Entretanto, vou recomendar um filme chamado 'O Plano Perfeito', que tem uma ótima trama, e se você não prestar atenção e assisti-lo três vezes você realmente não percebe o real porquê de tudo aquilo!
Um grande abraço,
Aninha

Anônimo disse...

este filme é o´timo ,por varias razoes ,
raridade,porque so foi lançado no brasil(isso mesmo) em dvd
emosionante,annasophia robb no papel principal é d++
trilha sonora,no final há uma musica rarissima e muito linda chamada lissie _ dream it out loud ,so póde ser encontrada no mp3tube.com
;;a qualidade do dvd é ruim, pois a copia que circula no brasil foi comprada do estudio americano por uma pechinça e la nos eua nem foi lançado ,eles baixam o filme ou compram do brasil
resumindo ,ja tenho o meu e vou guardar pra sempre ...
procurei pela felicidade ...e achei!!!