quarta-feira, janeiro 30, 2008

Não foi possivel completar....

Sábado, dia 26 de janeiro, eu fui ao cinema assistir "O Caçador de Pipas", um excelente filme, que eu ainda não li o livro, mas provavelmente irei comprá-lo. Como na maioria das vezes, sempre que vejo um filme que gosto muito, pensei em escrever sobre. Foi nesse ponto que meus problemas começaram. Há anos a internet na minha casa é o Velox Banda Larga (O que realmente não quer dizer muita coisa).

Primeiramente, devo lembrar de como as pessoas achavam uma das coisas mais odiosas do Mundo ter que lidar com telemarketing. Já que na maioria das vezes, você é empurrado de atendente em atendente até que sua ligação caia, ou você perca definitivamente a paciência. Apesar de o mais normal é que ambos aconteçam juntos.

Mais normal ainda nesses serviços é que existe uma gritante diferença no atendimento de quando você está aderindo aquela determinada empresa (no meu caso o provedor da internet), de quando você está com problemas, ou pretendendo cancelar (Nesse caso especifico nem existe atendimento).

No momento inicial tudo é perfeito, tudo é rápido, tudo funciona como uma orquestra, onde nenhum instrumento sai do tom. Pessoas felizes falam contigo, tem respostas positivas para qualquer pergunta, não deixam duvidas, e sempre prometem e garantem que caso aconteça algum imprevisto, ele não irá demorar a ser resolvido. Depois do determinado plano adquirido, vem o problema, e com esse problema, mais problemas.

Como estava dizendo antes, eu pretendia escrever sobre o filme no sábado, mas fiquei sem internet (a conexão caia de 5 em 5 minutos), eu pensava em escrever, a internet simplesmente parava tudo com aquela tão adorada frase "A página não pode ser exibida". Pronto, no mesmo instante passa pela cabeça que é o problema de um dia, apesar de ter acontecido problemas semelhantes durante a semana, mas não tão esporadicamente como no final de semana.

Primeiro passo, ligar para a Velox. Objetivo simples, falar com algum funcionário, já esperando ser tratado como bola de Ping-pong (Tênis de mesa), porém com o problema resolvido no fim de umas duas horas. Sim, no Brasil isso é a máxima da esperança de um serviço pago.

Minha mãe, titular da linha resolveu ligar, e para nossa surpresa, uma Máquina nos atendeu. E dessa máquina não saimos por horas, quase dias. Sempre que essa máquina (o primor da eficiência) tentava transferir a ligação para aqueles seres humanos atendentes, a ligação caia, e era audivel aquele tão amado "Tum-tum-tum". Nesse momento pensei em algo que achava sinceramente, que nunca se passaria pela minha cabeça: "Que saudade dos atendentes de Telemarketing."

Depois de muito esforço, a máquina (com voz doce e angelical), conseguiu transferir uma ligação com sucesso. Então finalmente ouvimos a voz do tal atendente de telemarketing, e junto com ele a sensação de bola de ping-pong (nesse momento toda e qualquer saudade evaporou).

Começa a dor de cabeça, primeiro repetir duzentas vezes o número de telefone e o nome, depois realizar o procedimento padrão (odeio essa parte que nunca adiantou de nada no meu caso, mas vai explicar para eles que eu só ligo para reclamar depois de olhar, tirar e recolocar cada fio no lugar).

Passada a fase do mexer, remexer, reiniciar e é claro, cair a ligação. Só resta ligar de novo e repetir o processo até talvez concluir o minimo desejado. Mais um tempo de esforço, e eles chegam a conclusão que o problema não seria simplesmente resolvido pelo telefone. Agendar um tecnico para o dia seguinte. Perfeito, durante a presença do ser, tudo funciona, mas ainda assim, ele mexe, troca modem, filtros e etc. Vai embora com tudo funcionando perfeitamente. Até a noite, quando o mesmo problema volta, e novamente segue a maratona de telefonemas.

A grande questão não é falar mal do Telemarketing (até porque minha prima trabalhou nessa área durante alguns anos), mas sim do sistema que é imposto e de como esse trabalho é mal aproveitado.

Contudo, por que reclamar? Afinal pagamos um serviço, mas não temos o direito de acessá-lo. Realmente é pedir demais poder entrar na internet a qualquer hora do dia ou da noite, sem ter a preocupação se ela vai funcionar direito ou não. É uma sensação muito boa ligar e se humilhar para que a empresa (que recebe em dia o valor cobrado) resolva um problema sem te tratar como um anormal que está exigindo mais do que deveria.

Minha internet ainda sofre problemas, e provavelmente virá outro(s) técnico do Provedor tentar resolver. Isso é claro, quando eles puderem, não quero atrapalhar a vida de ninguém. E provavelmente, eles estejam muito ocupados com pessoas mais importantes (novos clientes).

Afinal, com que moral podemos reclamar do serviço público, se no local em que vivemos, nem mesmo os serviços particulares (pagos) nos respeitam.

6 comentários:

Ana Brandão disse...

É o Brasil, mon ami... Público, privado, nós consumidores nunca temos direitos...c'est la vie... Já me revoltei muito, mas sei que não vai mudar, não vai adiantar que uma ou duas pessoas se revoltem e queiram fazer alguma coisa...

Anyway, não assisti o filme, mas sou apaixonada pelo livro! Leia!

No mais, é só isso!

Amo-lo!

Beijos!

Unknown disse...

Estou acompanhando a sua saga. Vejo você entrar e cair do msn, um saco. sinto saudades suas.
Bem, o VELOX é uma merda.
essa coisa de "vem técninco, conserta e a noite volta o problema" é o comum. Quando ao telemarketing, ha esse não me pega mais.

Já sei todos os padrões que se deve fazer e antes que eles falem eu já despejo neles, eles transfferem minha ligação e algo vai funcionar. Se eu perder minha paciência, mando tudo pro meu irmão, que sabe mais do que eles as vezes.

Mas já estamos bem. E tem uma coisa que não falha, mande a titular reclamar e dizer em alto e bom som Quero pedir um cancelamento da conta
e isso babe, funciona muuuito bem.

Boa sorte.

Unknown disse...

Como é engraçado... E não só eu, como diversas pessoas já passaram por situações semelhantes. Engraçado porque eu literalmente me vi no seu lugar já acontecendo coisas do tipo hahaa
No meu caso era pior, pq nos 2 últimos meses não cai só a net, como o tel tb fica mudo e ai demora 2 dias pra consertar e depois que o técnico vai embora, 2 dias depois já fica mudo o tel e sem net. Enfim, já não ocorre isso há 20 dias talvez, mas agora minha net cai toda hora, assim como a sua ¬¬

Problemático.

Karina dos Anjos disse...

Pois é, meu caro!Todo mundo já passou por essa situação.Eu nos últimos dias para resolver um problema no banco,pior é que ficam dizendo que você deve ir até o gerente(isso por telefone) e o gerente diz que é no 'Serviço de Atendimento''.
Mas é assim que as coisas funcionam por aqui.
Ah!Gostei do comentário que você fez no meu texto sobre ''Feminismo real''

Anônimo disse...

ler isso me deu uma angústia, porque é muito frustrante mesmo .__.

maas como eu vivo numa família de impacientes, meu pai, a delicadeza humana concentrada num só corpo, simplesmente fala que ou eles mandam um técnico ou ele não vai pagar mais porra nenhuma, caralho (claro que não com esse linguajar maravilhoso da filha dele) e pasme, funciona. com a internet a gente nao tem problemas, mas com a operadora de celular nós temos u_u e por mais que seja um estilo 'cowboy do texas que se acha machão' de resolver o problema, funciona de verdade :P experimenta falar assim um dia com bastante raiva, o máximo que vai acontecer é não dar certo :D




e o caçador de pipas (o livro) é amor <3

Anônimo disse...

uhuhuu

eu odeio esses atendimentos virtuais na Oi pqp são irritantes.
E realmente atendimento decente faz falta.

Enfim..para dizer q o blog voltou =P