quinta-feira, fevereiro 28, 2008

Conselhos e Ações

Vez ou outra é normal em nossas vidas alguém vir pedir algum conselho. O que vou escrever não passa de uma grande e breve constatação. Algo até meio obvio, contudo, senti vontade de escrever sobre. Que é muito mais fácil falar e aconselhar, do que realmente seguir algum conselho dado por alguém ou por si próprio.

No meu ver, é aquele velho hábito de que nossos problemas são maiores do que os problemas dos outros. Unica e exclusivamente porque nossos problemas nos atingem mais que os problemas alheios.

Logo, com conselhos funciona do mesmo jeito. Quando aconselhamos alguém, fazemos parecer fácil. Até acredito que é exatamente esse "espirito de facilidade" que a pessoa procura quando quer ser aconselhada. O fato de alguém fazer daquilo algo fácil, tranquiliza e ajuda a tentar resolver a questão.

Já vi muitas pessoas falando que é dificil aconselhar, mas insisto, é muito mais díficil seguir certos conselhos. Não saber o que dizer para alguém que tem algum problema é normal. Agora ouvir o que é certo, saber o tem que fazer e mesmo assim não conseguir, isso sim eu acho um pouco mais grave.

O ponto principal é que, sempre que uma pessoa me pede um conselho. A primeira coisa que falo é para ela parar, respirar, pensar e analisar a situação como alguém de fora analisaria. Feito isso, a escolha certa partiria de dentro. Afirmo que não adianta afobação, ela sempre atrapalha tudo.

Então, imagine que, como posso falar alguma coisa, se muitas das vezes não consigo seguir o que falo? Era sobre isso que estava me perguntando hoje. Afinal, quando problemas aparecem é dificil manter a calma e o senso analítico. Apesar de no fim conseguir, o caminho é sempre meio torto.

Eu estou esperando poder enxergar esse caminho torto, porque cada vez que eu lembro da montanha de coisas que tenho a fazer e estou devendo, minha cabeça entre em crise. Se fosse para outra pessoa, eu simplesmente diria: "Relaxa e faz uma coisa de cada vez". Ah um dia eu sigo meu próprio conselho. Porém já estou evoluindo, seguindo essa linha de um dia após o outro, já resolvi parte dos meus afazeres.

Contudo, ainda faltam uns outros tantos. Então não custa me lembrar, quantas vezes forem necessárias. "Relaxa e faz uma coisa de cada vez.".

5 comentários:

Someone disse...

Então shade, simplesmente respire, relaxe e faça uma coisa de cada vez. Até porque o grande segredo da vida reside justamente aí. Separar cada um em seu lugar.

Unknown disse...

Sou mestre em dar conselhos.

Talvez porque tenha um imã pra gente desmoronando em tragédia.

Mas eu tenho vários amigos com altos problemas amorosos. com problemas de auto estima. com problemas imbecís. com problemas gravíssimos.
aconselho a todos eles, e geralmente eles saem satisfeitos.

talvez eu devesse criar um livro de auto ajuda, e, assim como paulo coelho, nadar rios em dinheiro. isso resolveria meus problemas e eu de fato não precisaria de conselhos.

mas eu preciso. todos eles saem felizes depois de uma coversa comigo. antes eu pensava, agora, que estão todos bem, me ajudem.
mas eles se esquecem e continuam bem, apenas. e quando pioram voltam e ganharam novas doses de alegria.

"você está bem?" - sorria e concorde, e esqueça.

realmente, talvez devesse criar o livro.
eu sei as resposta para os meus problemas, mas algué, por favor, abra a porta que estou indicando e me empurre, para eu começar?
- mas sorria e concorde. e o dinheiro, que ganharei, pagarão gente pra me ouvir e guiar. gente que sorri e concorda.

Anônimo disse...

Sempre penso nisso quando alguém me pede conselhos, porque CARA, dar conselhos é fácil demais. Quase todo mundo sabe o que precisa fazer, difícil mesmo é agir.
Várias vezes depois de aconselhar alguém sobre alguma coisa eu parava e pensava "mas será que EU faria isso?"

Quase nunca.

Concordo que esse tipo de coisa tem que partir de dentro. Vc já sabe a resposta certa qse sempre, os outros te dizerem o que vc já sabe não adianta nada, só como conforto mesmo.


Por último, obrigada por sempre escrever sobre coisas que me fazem pensar, quando 90% da net tenta te convencer que vc não precisa pensar (:

Anônimo disse...

Rapaz... como é engraçado isso né?!
Eu já passei por isso diversas vezes, é um fato que acontece com todos, mas as vezes pode até passar despercebido. Na verdade, lembro-me que ontem eu iria contar alguma coisa aqui, mas já esqueci o que hahaha
É muito mais fácil enxergar a situação de outros do que a nossa mesmo. Dizem que quem está de fora tem uma visão melhor. XD

Relaxe e faça uma coisa de cada vez 8)

abs o/

Karina dos Anjos disse...

Eu acho super complicadoa conselhar,porque eu não estou passando pela situação da pessoa.Então não sei como agiria.Não sei se estou sendo clara.
Relaxar e fazer uma coisa de cada vez é um ótimo conselho.Talvez o melhor de todos.

Beijos