terça-feira, fevereiro 19, 2008

A Justiça que tarda...e falha.

Hoje, estava como sempre ouvindo músicas em meu Ipod. Hábito comum, mesmo com todas aquelas campanhas sobre surdez futura e etc. Então, comecei a ouvir as músicas do André Derizans, cantor de reagge, pouco conhecido, mas que na minha humilde opinião tem algumas letras ótimas. A melodia realmente não é tão inovadora, mas é legal de se ouvir. Definitivamente, o destaque fica por conta das letras.

Contudo, não foi sobre músicos que eu vim falar. Quando comecei a ouvir as músicas dele, lembrei que meus primos haviam me emprestado o CD. Um item raro de se encontrar, então devido a essa dificuldade, lembrei de como e quando o perdi.

Era mais uma viagem normal para São Paulo, eu já estava com o CD nas mãos faziam uns dois anos, e pretendia devolve-lo naquele ano. Peguei o avião normalmente, e cheguei em São Paulo. Antes de seguir para a casa da minha avó, passamos na Doceria do meu tio, mas as malas permaneceram o tempo inteiro dentro do carro.

Saimos de lá algumas horas depois, e fomos direto para a casa da minha avó. Descarreguei a mala normalmente. E falei que finalmente ia devolver o CD deles. Qual não é minha supresa, quando vejo que meu porta-cds não estava na mala.

A principio achei que era uma grande brincadeira de mal gosto de algum primo que simplesmente pegou sem eu perceber. Contudo, não havia como. Não tinha tempo suficiente para alguém tê-lo feito. Liguei para a casa, e perguntei para a mulher que ficava tomando conta se eu tinha esquecido em algum cômodo, apesar de ter certeza que não.

Eu sempre levo esse tipo de objeto na mochila (mala de mão), mas nesse dia algo teve que ir na mochila e não havia espaço. O porta-cd acabou indo para a mala. É aquele tipico momento em que você fica sem saber o que fazer.

Minha mãe apareceu com a solução, ligar para a empresa aérea para reclamar. Acho que foi ali que meu problema com Telemarketing começou seriamente. Lembro-me bem da pessoa que estava do outro lado da linha avisar que nada poderia ser feito, já que eu não fiz a reclamação dentro do Aeroporto.

Na hora explicamos que não é normal as pessoas abrirem suas bagagens dentro do Aeroporto para verificar se falta algum objeto. Muita conversa, pouca solução.

Por fim quando ameaçamos colocar na justiça, eles simplesmente ofereceram 10% de desconto em uma passagem aérea (ida e volta, baixa estação). Ou seja, eu tenho meu porta-cd (Todos originais) roubado, e eles me oferecem algo com valor menor do que R$30 reais. Junto com a oferta, enviaram um papel para ser assinado por mim, aceitando tudo.

A partir de agora, existem vários contras (ainda mais) para a empresa aérea e apenas um beneficio. O que pesa mais?

Isso aconteceu em 2001, eu era menor de idade. Logo, independente de assinar aquele papel ou não, ele teria pouca serventia. Meus pais chamaram um advogado amigo da familia e colocaram a empresa na justiça. Lembro-me até hoje que ele me pediu para fazer uma lista com todos os CD's e seus devidos preços. Eram uns 20 e poucos CD's, que custavam juntos mais de R$1.000, o cd dos meus primos incluso.

Tudo certo, lista feita, documentação perfeita, colocamos a empresa na justiça. Agora vem a vantagem dela. Estamos no Brasil, onde a justiça é lenta, tarda e falha. Ou seja, 7 anos depois, nada aconteceu, e eu morri no prejuizo.

A sorte é que com a internet foi possivel reaver grande parte das músicas perdidas. Contudo, isso não reduz o que essa empresa causou e o descaso com que eles tratam os clientes. Ou seja, se for viajar de avião, cuide bem de sua bagagem, porque a empresa que te leva, não cuida. Mas nós não podemos exigir segurança, afinal as passagens são tão baratas.

3 comentários:

Someone disse...

Fiquei com pena de você....
É... a vida na terra pode não ser tão justa quanto deveria, mas é assim que aprendemos, com erros e percalços...
Adorei, como sempre!
Beijos e abraços,
Aninha

Karina dos Anjos disse...

Acho que se perdesse meus CDs assim teria um teco!
Pois é.Incrével como as coisas funiconam nesse país,pare que as epresas estão fazendo um favor em nos prestar os serviços e que nós não podemos exigir um serviço que preste. E a Justiça então...
Que bom que existe a internete pra gente pegar as músicas que gostamos e foto legais dos nosso idólos.E claro conhecer mais animes.Haha.
Beijos

Anônimo disse...

Já reparou que você sempre começa com um assunto e termina em outro nada haver cheio de rancor? interessante. hsuaihsuaihsuaihasuishua.

nunca tive problema com bagagens, nem com cds originias. sempre fui uma NADA fã de músicas e tal. quando comecei a gostar delas, veio os piratas e em seguida a internet. hoje, que gosto BEM mais, não importa, o cd da banda que eu compraria original eu já tenho, e não vende no brasil.

é dificil achar até mesmo o cd pirata, com a net é tudo muito fácil. não para mim, que tô sem saco de baixar.

por fim, escutos as mesmas músicas repetidas. e pouco me importo com o tal.

e viva o youtube, que tem a sua músicas, seu clipe e sua letra. e muito além.