sexta-feira, outubro 07, 2011

Cachorros são patéticos

Antes de qualquer coisa deixo claro que, apesar de eu ter medo de cachorros, eu não desgosto deles. Eu até gosto. Acho-os fofos e bonitinhos, só que geralmente eu não confio neles e em seus dentes.

Eu sei que eles são eternamente leais aos seus donos, provavelmente os melhores amigos que muitas pessoas tiveram, ou ainda têm, na vida. E que são poucos os casos que o cachorro não é parte real da família. Não duvido também do amor dos donos, do carinho e tudo mais. Acho até uma relação legal, bonita, uma pena que eu não confio neles.

Só que geralmente você chega em casa depois de um dia cheio, com todos os seus problemas, precisando resolver outros mil casos, então você coloca a chave na porta e é o sinal de alerta perfeito. Seu cachorro vem na velocidade da luz correndo em sua direção, pulando, latindo, abanando o rabo, te puxando pelo braço, pelo pé, subindo nas suas costas, mordiscando seu joelho e fazendo círculos a sua volta enquanto você tenta terminar de entrar. Então você faz um breve carinho na cabeça dele e segue sua vida, deixando ele lá sozinho.

Sozinho igual ele passou o dia inteiro te esperando, se perguntando onde você estava, como você estava, tentando achar o seu cheiro em algum canto da casa para matar as saudades que sente de você.

Você então segue para o seu quarto para resolver qualquer coisa que você tenha que resolver, e espera que ele te entenda, afinal, você está ocupado, mas ele apenas quer sua companhia. Então ele aceita ficar ao seu lado, vendo você trabalhar, com os olhos brilhando, mas mesmo sem receber nenhuma atenção, faz a cara mais feliz do mundo esperando alguma coisa.

Ele pode ficar ali por horas, e acredite, ele fica. Só que uma hora ele acaba percebendo que dali não sairá nada. Uma hora ele tem que perceber. Então a expressão feliz é trocada por uma cara triste.Aquela famosa expressão de cachorro carente que derrete onze entre dez corações. Você olha para o lado e lembra finalmente que ele estava ali apenas te esperando. Você sorri para ele, porque você realmente gosta dele, e faz um carinho nele. Pronto, a barra de esperança dele que estava próxima do zero volta para o máximo em segundos, enquanto você volta para o que estava fazendo, ele volta a esperar algo de você e o ciclo se repete.

Mas o cachorro gosta tanto de você, tanto que ele nem sabe explicar, que simplesmente não fica com raiva. Ele até tenta, e faz uma cara de indignação que não dura dois segundos depois do primeiro bater de palmas chamando por ele. Afinal, ele pode até estar chateado, mas ele sabe que aquele é um dos poucos momentos que vai conseguir aproveitar contigo. Ele sempre vai te perdoar, ele sempre vai te seguir, ele sempre vai estar ao seu lado, mesmo que você não esteja tanto ao lado dele e ele sempre vai gostar de você e ser efusivo.

Por isso cachorros são patéticos. Aliás, eu também. Saudade de quando eu me sentia mais gato.

Nenhum comentário: